O Centro Social do Couto Mineiro do Pejão é uma Instituição Particular de Solidariedade Social reconhecida como Pessoa Coletiva de Utilidade Pública e registada na Direção Geral de Segurança Social com o n.º 50/81, folhas 5 e verso do Livro nº. 1, prioritariamente vocacionada para a intervenção junto da população mais carenciada, crianças e idosos.
Fundado em 01 de Setembro de 1979, por iniciativa da Câmara Municipal e das Juntas de Freguesia do Couto Mineiro de Pejão, com seis funcionários e pouco mais de 30 crianças, foi crescendo e tem atualmente as seguintes respostas sociais/valências:
Creche (3 salas) – 40 crianças;
Pré-escolar (3 salas) – 66 crianças;
CATL Sede – 50 crianças;
Estrutura Residência para Pessoas Idosos (ERPI) – 38 idosos;
Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) – 60 utentes;
Gabinete de Atendimento e Acompanhamento Social –(GAA) Acordo Atípico – 155 utentes;
Cantinas Sociais (PEA) – 100 refeições/dia;
Dinamização de Atividades Extracurriculares (150 crianças 1º ciclo);
Fornecimento refeições escolares – 200 crianças/dia;
Componente Apoio à Família (CAF);
Transportes escolares – todo 1º ciclo da freguesia.
Nos dias de hoje o Centro Social oferece um extenso leque de serviços de apoio à população, mais concretamente às crianças e idosos. Constitui-se assim como referência no concelho de Castelo de Paiva e vizinhos, ao testemunhar uma notável capacidade de afirmação do local e de auto-organização da população.
Tem um quadro de pessoal (técnicos, auxiliares, administrativos e outros) com mais de 70 funcionários e alguns colaboradores em regime de prestação de serviços (médicos, enfermeiro, professores, etc.).
Apoiar e educar o cidadão de todas as faixas etárias, de forma a promover o seu desenvolvimento pleno e a sua integração social com rigor, qualidade e solidariedade.
Consolidar a intervenção da Instituição nos domínios do apoio social, educação e saúde curativa, com padrões de qualidade através da inovação das práticas, otimizando os seus recursos materiais e humanos.
RIGOR
QUALIDADE
SOLIDARIEDADE
RESPONSABILIDADE
RESPEITO PELA DIFERENÇA